sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Deus Não é Um Manipulador de Fantoches.

    Deus, o todo poderoso criador de tudo e de todos, será ? Para um pensador, não cabe apenas crer em Deus e sim entender o que e quem ele é. Não cabe aqui, quaisquer que sejam, críticas religiosas quanto menos em crenças sejam elas quais forem, contudo, um ser procurado por tantos povos, etnias, e gerações, nos desperta curiosidade. Como surgiu o mundo? Porque e com qual finalidade estamos aqui? Será que Deus criou tudo isso e nos colocou aqui como fantoches de um de seus "teatrinhos"?
     Existem diversas formas de se acreditar em Deus e todas levam ao mesmo destino, a Fé e às glórias alcançadas quando se acredita fielmente em algo. Será que Deus é um telespectador de nossas vidas, ou seja, uma peça externa ao nosso cotidiano? Não, Deus é tudo e tudo que existe é Deus. Segundo os panteístas, Deus não é alguém que criou o mundo um dia e desde então é uma entidade à parte de sua criação. Não. Deus é o mundo. A principal convicção é que Deus, ou força divina, está presente no mundo e permeia tudo o que nele existe. No Areópago do Antigo Testamento tem-se um discurso do apóstolo Paulo: "Porque nele vivemos, nos movemos e existimos"
    Sendo tudo Deus e Deus tudo, até onde vai nosso livre arbítrio? Se Deus realmente é tudo, nós somos uma parte de Deus, e assim sendo, nossos pensamentos, desejos, bem como manifestações físicas são vontades de Deus. É claro que tal argumento é frágil uma vez que você pode andar, pensar, e criar por si, mas será que Deus ou a Natureza, como assim chamava o filósofo Baruch Spinoza, não estaria andando pensando ou criado em você? É tudo uma questão da forma em que analisamos. Mas não, Spinoza não afirmava que o indivíduo não era capaz de determinar o que poderia fazer, contudo, existem limitações. Talvez você possa mover seu polegar ao bel-prazer, mas o polegar só pode ser movido de acordo com sua própria natureza. Ele não pode saltar da sua mão e sair pulando por ai. Da mesma forma, você também tem o seu lugar no todo. Segundo Spinoza, você é um ser singular, mas também é um dedo no corpo de Deus.    
    Imagine o seguinte. Um menino na idade da pedra, que com o tempo cresce, atira sua lança em animais, ama uma mulher e com ela tem filhos e, pode estar certo, adorou os deuses de sua tribo. O que passa em sua cabeça quando afirma que ele mesmo decidiu tudo isso? Ou melhor, um leão em uma savana. Você acredita que ele optou por viver como animal predador? E por causa disso ataca um antílope cansado? Será que ele não poderia viver como vegetariano? Não, pois o leão vive de acordo as suas leis, ou de acordo com as leis de Deus(natureza). O mesmo acontece com todos nós, pois também somos natureza. Agora imagine os seres humanos. Um recém-nascido, quando ele tem fome, se não lhe dão leite ele chora e coloca o dedo na boca para mamar. Será que este bebê possuiu livre arbítrio? E quando está criança, uma menina, digamos, passa ter livre-arbítrio? Aos dois anos ela corre por toda a parte entusiasmada com tudo que vê. Aos três vive fazendo birra e aos quatro, em um belo dia acorda tendo medo do escuro. Onde está a liberdade nisso? E aos quinze, diante do espelho, ela experimenta se maquiar. É neste momento em que ela toma suas próprias decisões? Ela é uma menina singular, e disto ela sabe, mas também vive seguindo as leis da natureza. O problema é que ela não percebe isso, pois por trás de tudo o que faz existe um número muito grande de motivos extremamente complicados.
    Spinoza considerava Deus, as leis da natureza, a causa interna de tudo o que acontece, logo, Deus não é um manipulador de fantoches. Um "mestre de marionetes" comanda tudo do lado de fora da cena, e por isso é uma coisa externa. Mas não é assim que Deus governa o mundo. Deus governa o mundo através das leis da natureza. Desta forma, Deus - ou a natureza - é a causa interna de tudo o que acontece. Sendo assim, tudo na natureza acontece porque deve ser assim. E onde fica Deus em tudo isso? - Em tudo que nos cerca.
(Texto baseado em publicações de J Gaarder)    
    Gabriel Ornellas

8 comentários:

  1. Quero parabenizar o major pela iniciativa de ensinar as pessoas a pensar. Já que esse espaço é para a livre manifestação, quero estimulá-los a incitar os leitores para exercício mágico do raciocínio, da inteligência e do pensamento.
    Nosso mundo nos pressiona a aceitar a ditadura do pensamento único e com isso tornamo-nos ignorantes arrogentes.
    Nos abrigamos num mundo pequeno e de lá nos nutrimos acreditando que a vida é aquilo.
    Sugiro que tenhamos coragem para avançar, sendo melhores a cada dia e humildes o suficiente para notarmos que o melhor prêmio pela conquista é o caminho que foi percorrido até ela.

    Parabéns pela iniciativa, sucesso e que postem pensamentos diários aqui, via twitter e demais ferramentas.

    Obrigado.

    Marcelo Ornellas

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Marcelo!!!
    É muito legal promover esse tipo de discussão!
    Costumo dizer que, para a maioria das pessoas, Deus é aquele cara que te tortura até vc reconhecê-Lo, depois disso Ele te tortura para provar teu reconhecimento!
    Quando acontece o que vc gostaria, vc diz que Ele está ao seu lado, quando não acontece vc atribui aos desígnios indecifráveis dEle...Ou seja, Ele está sempre certo...rs Outro dia ouvi uma frase legal: Nós inventamos Deus para que Ele nos inventasse!

    ResponderExcluir
  3. Para esquentar os miolos:
    Seria Deus capaz de criar um local onde Ele não pudesse estar?
    Se for capaz de criar, ele não é onipresente, se não for, não é onipotente!
    Mas isso não significa que Ele nao exista, apenas que está muito longe da nossa compreensão racional..., ou não.

    ResponderExcluir
  4. ...Se Ele não souber como se faz isso, também não é onisciente! rs

    ResponderExcluir
  5. Será que Deus não é uma invenção do homem para buscar externamente uma força, a qual, está presente no próprio homem, e por motivos de humildade, e porque não, de fraqueza, não é capaz de utiliza-la?

    ResponderExcluir
  6. Talvez isso seja a fé...

    ResponderExcluir
  7. Ou a falta de fé em si mesmo?
    E se, esta força que chamamos Deus, está presente em nós, se somos este Deus interno, então o Universo sobrevive de deuses e divindades, ou somos partículas de um Deus só?

    ResponderExcluir